Como Tratar Dor no Joelho de Forma Natural

A dor no joelho pode ser tratada de forma natural através de diversos processos: aplicar gelo nas lesões agudas ou calor nos casos crónicos e realizar exercícios para fortalecer a musculatura do joelho.

A dor no joelho é um sintoma bastante comum que pode afetar pessoas de todas as idades e dificultar bastante a locomoção.

  • Se a dor se manifesta do lado interno do joelho, está relacionada com lesões nos ligamentos, problemas nos meniscos, tendinopatias ou até mesmo degenerações articulares.
  • Se a dor se manifesta do lado externo do joelho, pode apresentar degeneração articular ou lesões no menisco externo, entre outras. Estas lesões são bastante comuns em profissionais de alta competição.
  • Também pode haver dor no joelho proveniente de uma disfunção na zona lombar da coluna (do sacro ou dos ilíacos)
Artigo relacionado: Como Tratar Lombalgia de Forma Natural

A dor pode comprometer várias estruturas do joelho: incapacidade de dobrar o joelho, desconforto no andar, perda de flexibilidade e de estabilidade.

As causas de dor no joelho podem ser muitas:

A dor no joelho pode ter origem em diversas situações: ser consequência duma entorse, traumatismo, ruptura de ligamentos, quisto de Baker, lesão no menisco, alteração da rótula, excesso de peso, lesões desportivas, tendinite, artrose, artrite, desvios de coluna com distribuição desigual do peso sobre os membros inferiores, alteração dos ilíacos ou do sacro, entre outras.

Essas dores têm várias origens, por exemplo a artrose está ligada com o desgaste da cartilagem entre as articulações. Quando há o desgaste da cartilagem, os ossos começam a desgastar-se ao roçar um no outro e isso causa dores horríveis. Nalguns casos é necessário colocar próteses entre os ossos para protegê-los.

O caso da artrite é uma inflamação das articulações acompanhada de inchaço e dor muito forte que compromete muito o ritmo de vida das pessoas e as suas atividades diárias.

No caso da artrite reumatoide é o mesmo processo da artrite, mas tem por base uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico da pessoa ataca as suas próprias articulações causando esse problema.

Uma dor intensa no joelho é um sintoma de que algo não está bem, é sempre uma boa ideia consultar um especialista. Essa dor faz parte do grupo das dores articulares. Entre as dores articulares mais frequentes estão a rutura de ligamentos, artrose, artrite, artrite reumatóide e o reumatismo.

Sintomas da dor no joelho:

  • inchaço,
  • vermelhidão,
  • articulação presa e dorida
  • limitação de movimentos
  • dificuldade de subir ou descer escadas
  • fraqueza muscular

Como aliviar a dor no joelho?

Nos primeiros 2 ou 3 dias de lesões agudas, recomenda-se compressas geladas no local da lesão, além de reduzir a inflamação também tem um efeito analgésico. Usar joelheira quando precisar de caminhar!

A perna lesionada deve estar elevada para facilitar a circulação e aliviar a dor no joelho. Ao fim de 2 dias pode-se fazer massagem ao redor do joelho para ativar a circulação, assim como a aplicação de calor.

Se a dor persistir mais de 3 dias, convém procurar um especialista para proceder à devida correção da articulação do joelho.

Como tratar a dor no joelho de forma natural?

Existem algumas plantas medicinais que têm muita eficiência para tratar os diversos tipos de dor no joelho de forma natural.

A Canela de Velho (Miconia albicans), tem a propriedade de ser anti-inflamatória e analgésica para as articulações.

By João Medeiros – Miconia albicans, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=17091212

A Unha de gato (Uncaria guianensis), atua sobre o sistema imunológico e sobre as inflamações. É uma planta excelente para dores musculares e dores articulares, pode ser usada tanto na forma de compressa quanto na forma de chá. Esta planta é utilizada para dores inflamatórias de um modo geral.

By Vojtěch Zavadil – Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16458977

A terceira planta é a Erva de São João (Aeratum conyzoide), esta planta alivia as dores articulares e inflamação. No caso de artrose a pessoa começa a sentir melhoras ao fim de algumas semanas de tratamento.

Por Minghong – Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4030608

Também se pode usar as 3 plantas juntas para intensificar o resultado e ter um efeito mais potente. Estas plantas podem ser usadas na forma de cataplasma e em chá, como descrito no Ebook “81 Plantas Que Curam”

Essas são algumas das plantas que podem ajudar quem sofre dores articulares, artrite, artrose, reumatismo, assim como a pomada natural Anti-dor.

Se a dor no joelho for de origem reumática, o óleo de Copaíba (Copaifera langsdorfii) apresenta bons resultados.

Se a dor no joelho for de origem estrutural, a conjugação das terapias de osteopatia com kinesiologia e homeopatia, são consideradas terapias de eleição. Marque uma consulta.

Categorias do Blog

Ebook Disponível
"81 Plantas que Curam"

Compre Aqui a sua Cópia Digital

Os Últimos Artigos

Junta-te à Comunidade

LN Naturologia no Facebook